Ricardo Dourado

Considerei que o trabalho de Ricardo Dourado merecia o destaque de um post individual.

Tive o prazer de poder fotografar e estar em contato próximo da coleção e considero que muitos elogios continuam a ser poucos, para a descrever.

A começar pelo tema da coleção Protect me from what I want (Protege-me daquilo que eu quero), faz a concordância com a frase latina: Quod me nutrid me destruit (O que me alimenta, também me destrói). E o que é da moda, senão um reflexo das nossas vivências pessoais: paixões, desilusões, conquistas, derrotas, vitórias, tudo atirado para o mesmo saco - o saco da inspiração e da criação artística!

Foi exatamente nesse saco, que Ricardo Dourado pegou para criar uma coleção inspirada na rua. Mas não lhe chamemos rua ou street, chamemos-lhe apenas mundo real. Nessa recriação de mundo real, esteve bem patente o tema grupo/gang, a rudeza da realidade, a violência, a autodefesa e a atitude defensiva de matar, para não ser morto.

As cores dominantes foram os cinzas, os pretos deslavados, o branco e todas as imagens (looks) eram fortes, marcadas e de corte bem evidenciado.

Foi uma coleção arrojada, destemida, cheia de audácia e de expressão.

Ricardo Dourado, para mim, e com todo o prestígio que a Moda Lisboa tem, devia constatar também na semana da moda de NY, Paris, Milão, Londres. É um talento daqueles difíceis de encontrar, uma espécie de ventoínha ligada à corrente, em altavoltagem, que nos refresca a testa suada, num dia de calor absurdo, no auge do verão.

A música final: Underworld dos Born Slippy, banda sonora do filme Trainspotting (1996), foi a música perfeita para o encerramento. É um música de raiva, de força, de quem cospe os amargos todos que a vida lhe trouxe. Penso que a mesma imagem forte que a roupa nos transmite.

Aqui estão, em exclusivo, momentos captados por mim nos bastidores, assim em jeito de cereja única, daquelas que são tão boas, que se fica na dúvida se será melhor provar ou ficar apenas a apreciar e a observar a sua textura vermelha e brilhanto-reluzente.



















Desfile


ModaLisboa Transfusion | Summer 2012 | Ricardo Dourado from ModaLisboa on Vimeo.


Soundtrack (final)







__________________________________________________________________________________

Todas as fotos são da minha autoria.
Por favor, referir fonte, ou então solicitar autorização para cópia.

Share:

2 comentários

Obrigado!
Thank you!